Segundo estudo da Mckinsey, o setor da Construção é um dos menos digitalizados. E é por isso que aceitei o convite para gerir a área de inovação de uma das maiores empresas de engenharia da América Latina. Adoro desafios e mudar essa estatística passou a ser meu objetivo na Andrade Gutierrez. Pra quem não conhece, a AG realiza serviços de engenharia de grande porte há 70 anos. Atua na área de construção pesada realizando projetos de Infraestrutura, Energia, Mobilidade e Indústria.

 

Como gerente de inovação, sou responsável pelo apoio à iniciativas de inovação fechada da empresa e pela inovação aberta, que na AG, chamamos de Vetor AG.

 

Inovação aberta foi definida por Henry Chesbrough em 2003 como “o uso de entradas e saídas intencionais de conhecimento para acelerar a inovação interna e expandir os mercados pelo uso externo da inovação” e tem como princípios:

  • Nem todas as pessoas inteligentes do mercado trabalham para nós. Precisamos trabalhar com pessoas competentes e brilhantes dentro e fora da organização;
  • A P&D externa pode criar valor significativo para a nossa empresa e a P&D interna pode reivindicar uma porção desse valor;
  • Não precisamos originar a pesquisa para lucrar com ela;
  • Construir um modelo de negócio é melhor do que chegar primeiro ao Mercado;
  • Venceremos se fizermos o melhor uso das ideias internas e externas;
  • Devemos lucrar com outros usos de nossas PIs (Propriedades intelectuais) e devemos adquirir outras PIs desde que contribuam para avançar nossos modelos de negócio.

 

E é nesse sentido que a AG decidiu ser uma empresa inovadora, deixando claro em seu planejamento estratégico que excelência e inovação fazem parte das diretrizes da empresa.

Em 2017, a AG realizou sua primeira ação de inovação aberta com o Digital Day: um evento onde startups apresentaram suas soluções para a Andrade Gutierrez com o objetivo de se tornarem fornecedoras da empresa. Em 2018, a empresa deu mais um passo e foi pioneira, criando a primeira aceleradora de construtechs (startups com soluções para empresas de Engenharia e Construção), com implementação de pilotos em escala real. Aceleramos 7 startups, das quais 5 já validaram suas soluções e foram contratadas pela AG. Iniciamos o desenvolvimento de uma cultura com pensamento inovador em toda a empresa.

 

Conheça as startups aceleradas no primeiro ciclo do Vetor AG

 

Levitar

Solução “Drone as a Service”. Operação profissional e segura com drones, sensoriamento de alta precisão, coleta de dados inteligente, análise de dados e dashboard para tomada de decisão.

 

Magalhães Gomes

Imantação de água para redução de custos e melhoria de performance de concretos e argamassas.

 

Lesense

Monitoramento instantâneo de umidade do solo antes da compactação.

 

Maply

Gerenciamento de atividades de campo de forma visual através de mapas de alta resolução e precisão gerados por drones de baixo custo e apresentados em uma plataforma online.

 

Controller

Plataforma de gestão da produtividade através da digitalização dos processos de controle e gestão.

 

Construcode

Garantia de projetos atualizados e distribuídos em tempo real para projetistas, gestores e equipe no canteiro.

 

RIO

Inteligência artificial aplicada na predição de falhas de equipamentos, aumento de eficiência e otimização de operações.

 

Segundo Ciclo do Vetor AG

Agora em 2019, lançamos o segundo ciclo do Vetor AG que vem ainda mais forte após o reconhecimento do mercado pelo trabalho e resultados obtidos no primeiro ciclo. Nesse ano, além da aceleração de projetos, também estamos realizando o Fast Track, que é a contratação direta de soluções já validadas no mercado. Ou seja, queremos interagir com todos os tipos de soluções, desde a ideia ainda sendo desenvolvida, até a solução já pronta e validada, passando por empresas com MVPs (produto mínimo viável) que precisam adaptar suas soluções à realidade da AG.

Identificamos os principais desafios das obras da AG e após validarmos com os presidentes da empresa, foram selecionados os desafios que lançamos nesse 2º ciclo. São eles:

 

GESTÃO REMOTA

Buscamos soluções que permitam o acompanhamento e o controle remoto da obra, de seus recursos e de seus ativos, reduzindo a necessidade da presença física dos colaboradores envolvidos em tarefas indiretas, sejam elas administrativas ou de engenharia.

 

CANTEIROS SUSTENTÁVEIS

Buscamos soluções para canteiros de obras sustentáveis que permitam a mobilização e desmobilização de forma rápida e reduzam os desperdícios, considerando que grande parte das obras da AG acontecem em locais afastados de centros urbanos e que, em alguns casos, esses canteiros precisam ser movidos frequentemente.

 

COMPACTAÇÃO DE SOLOS EM CLIMAS DESFAVORÁVEIS

Buscamos soluções que minimizem os impactos de chuvas, aumentando a produtividade na compactação de solos.

 

CARACTERIZAÇÃO DE SOLOS OTIMIZADA

Buscamos soluções que aumentem a assertividade da caracterização dos solos de modo a otimizar a definição dos tipos de fundações, como alternativa às técnicas tradicionais de investigações geotécnicas por amostragem.

 

AGILIDADE NA CAPTAÇÃO DE MÃO DE OBRA LOCAL

Buscamos soluções que tragam agilidade na captação de mão de obra local qualificada para diversos tipos de serviços e atividades, levando em consideração que a AG executa obras por todo o mundo.

 

APONTAMENTO DE PRODUÇÃO EM TEMPO REAL

Buscamos soluções que aumentem a confiabilidade dos apontamentos de produção, em tempo real, nas obras.

 

OUTRAS SOLUÇÕES

Buscamos soluções diversas que possam auxiliar a Andrade Gutierrez a ser ainda mais produtiva, excelente e cada dia mais inovadora, através de soluções que gerem impactos positivos para a empresa e todos os stakeholders envolvidos.

 

E por que participar do Vetor AG?

 

  • Você terá a oportunidade de desenvolver um piloto (prova de conceito) em escala real nas maiores obras do Brasil;
  • Equity Free: diferente da maioria dos programas, o Vetor AG não exige participação societária na sua empresa e nem pede exclusividade na prestação de serviço para a participação no programa;
  • Você terá um espaço no coworking do Vetor AG, que fica dentro do escritório da AG em São Paulo, e terá a oportunidade de ter convívio diário com profissionais da AG e outras startups – e só tem gente f#da!
  • A AG auxilia financeiramente o desenvolvimento dos pilotos;
  • Possuímos um processo específico para agilizar a contratação das startups – já tentou ser fornecedor de uma grande empresa? Participando do Vetor AG essa contratação é facilitada!
  • Oportunidade de investimento: se sua solução for top e fizer sentido estratégico para a Andrade Gutierrez, estamos abertos a negociar uma participação no seu projeto.

 

Inscrições abertas até 31/5

 

Para propor uma solução para um dos desafios acima, basta entrar no site www.vetorag.com.br e inscrever sua proposta até dia 31 de maio e ter a chance de ter sua tecnologia nas maiores obras do Brasil.

 

Inovar em um setor tradicional como o da Engenharia e Construção não é fácil, mas é justamente esse o desafio que me motiva e é por esse motivo que estamos com expectativas muito positivas com o que o Vetor AG pode gerar de impacto para a Andrade Gutierrez, gerando uma mudança de mindset e puxando todo o setor em busca de inovação, com o objetivo de gerar impacto positivo em toda a cadeia da Engenharia e Construção.

 

Se ficou alguma dúvida sobre o programa Vetor AG, sobre algum desafio específico ou sobre como a AG inova, entre em contato comigo que terei o prazer em bater um papo com você.

 

André Medina