Entre os dias 31/1 e 17/2, tive o privilégio de apoiar, junto à Techmall, o programa Mining Lab da Votorantim Metais. Participei de toda a organização, treinamento e apoio ao desenvolvimento das 18 startups que passaram pela imersão até o último dia no Demoday.
Foi uma experiência incrível que tive ao ter contato com projetos de alta tecnologia e ter o desafio de inserir nestes projetos o pensamento e atitudes de uma startup. Agradeço à Techmall pela oportunidade, à FIEMG pela parceria e à Votorantim Metais pela confiança nos serviços da Techmall.
SOBRE O MINING LAB
O programa MINING LAB é uma realização da Votorantim Metais com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e da aceleradora de startups Techmall, que busca conhecer, selecionar e desenvolver novos projetos e ideias que contribuam com soluções inovadoras para a mineração.
SOBRE A VOTORANTIM METAIS
A Votorantim Metais é uma empresa global de mineração e metalurgia de metais não-ferrosos, com ênfase em zinco e cobre. Possui um total de nove operações industriais e se posiciona entre as cinco maiores produtoras mundiais de zinco.
No Brasil, além de um escritório central localizado em São Paulo (SP), a companhia mantém cinco operações industriais no estado de Minas Gerais (MG). No Peru, a empresa possui uma refinaria de zinco no distrito de Cajamarquilla, além de ter o controle acionário da mineradora Milpo, de origem peruana, que mantém três unidades de mineração. Além disso, mantém escritórios comerciais em Houston (Texas) e Luxemburgo.
OS DESAFIOS DO 1º CICLO
Neste 1º ciclo, o Mining Lab focou em duas frentes: Nanotecnologia e Energias Renováveis.
Em NANOTECNOLOGIA, a Votorantim Metais buscou encontrar startups e empreendedores que conseguissem idealizar e concretizar soluções voltadas ao processo de recuperação e desenvolvimento de nanopartículas em processos e produtos da indústria de mineração e metalurgia, tais como: flotação, hidrometalurgia, tratamento e reaproveitamento de efluentes, soluções em corrosão, aplicações de óxidos dos metais, dentre outros.
Em ENERGIAS RENOVÁVEIS, a Votorantim Metais buscou encontrar startups e empreendedores que os ajudassem a substituir e/ou otimizar matrizes energéticas tradicionais do setor de mineração e metalurgia (combustíveis fósseis, por exemplo), por alternativas mais econômicas, mais eficientes e que apresentem ganhos ambientais, tais como: eólica, biomassa, biogás, solar, óleos menos poluentes e renováveis ou até mesmo novas fontes ainda não mapeadas.
COMO OCORREU
Seleção: Foram inscritos 115 projetos dos quais 18 foram selecionados para participarem da imersão.
Imersão: Os 18 projetos selecionados passaram por 15 dias de imersão onde tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais dos processos e números da Votorantim Metais e contaram com palestras e treinamentos diversos como: Workshop de Canvas e Metodologia Enxuta, Roadmap, Propriedade intelectual, Viabilidade Financeira, Planejamento estratégico, Curso de Pitch entre outros.
Banca de avaliação: após a imersão, todas as startups apresentaram seus pitchs para uma banca avaliadora composta por especialistas da Votorantim Metais, FIEMG, Techmall e investidores. Após a banca, foram selecionadas 8 startups para subirem ao palco do Demoday. Estas 8 startups finalistas terão apoio técnico da Votorantim Metais e acompanhamento pela FIEMG e pela aceleradora de startups Techmall. Além disso, a VM poderá investir no desenvolvimento das soluções, bem como estabelecer parcerias para busca de investimentos, compra ou distribuição dos produtos e serviços das startups.
SOBRE AS STARTUPS FINALISTAS
> > Energias renováveis
Bchem Solutions
Desenvolvimento de novas tecnologias para a produção mais sustentável de biodiesel.
Bioware
Tecnologia de pirólise rápida de biomassa para obtenção de bio-óleo para transformação es Biomassa Padronizada Líquida.
Ecoterra – Bio
Fornecimento de Biometano para substituição do Gás Natural utilizado nas caldeiras da unidade de Juiz de Fora/MG a partir de resíduos de caixa de gordura.
Tau Flow
Modelar e simular o forno do óxido de zinco com o uso da Ciência da Fluidodinâmica Computacional, para identificar os fatores que geram as perdas do processo e propor soluções visando o aumento da eficiência energética.
Zeg Environmental
Geração de energia, por meio de recuperação energética de resíduos ou biomassa.
> > Nanotecnologia
Ecosoluções
Tratamento de efluentes com alta concentração de sais minerais dissolvidos, proporcionando a sua recuperação e uso como fertilizante agrícola.
nChemi
Retirada de íons metálicos para transformação em produtos, com o auxílio de ímã e sem a necessidade de acrescentar demais reagentes químicos.
Tau Flow
Aumento do rendimento da recuperação das nanopartículas de zinco com uso da Ciência da Fluidodinâmica Computacional.
Deixe um comentário