Colaborar, Cooperar ou Competir?

Por que não fazer os 3?

Recentemente me deparei com uma palavra desconhecida até então por mim e resolvi pesquisar um pouco mais sobre o que é Coopetição. Isso mesmo, Coopetição. Não escrevi errado não. Coopetição é a união das palavras Cooperação e Competição. Mas por que alguém resolveu inventar essa palavra? Qual o sentido dela? Fiquei instigado a saber o significado e resolvi pesquisar e escrever sobre isso para o Blog do IESPE. Você pode acessar o post completo neste link. Abaixo resumirei a história com outras palavras.

Antes de definir Coopetição, vale definir outras palavras: Colaboração, Cooperação e Competição. Vamos lá!

teoria-dos-jogos

O que é Colaboração?

Colaborar é um tipo de interação onde cada indivíduo contribui com seu trabalho como parte do esforço para ajudar num todo.

Não há necessidade de uma discussão entre os envolvidos para pensar no conjunto da obra, mas é necessário uma contribuição para atingir o resultado que não se atingiria se cada um agisse isoladamente.

Colaborar é: AJUDAR, APOIAR, DAR ASSISTÊNCIA, AUXILIAR, CONTRIBUIR

Através da Colaboração atingimos Resultados Individuais.

 O que é Cooperação?

Cooperar é uma interação onde 2 ou mais indivíduos que estejam relacionados de forma não-hierárquica, envolvem-se numa correspondência recíproca, para atingir um objetivo comum.

Cooperar é: FAZER JUNTO, OPERAR JUNTO, CO-REALIZAR

Através da Cooperação atingimos Resultados Coletivos.

O que é Competição?

Competir é o processo onde os objetivos são mutuamente exclusivos, as ações são individualistas e somente alguns se beneficiam dos resultados.

Competir é a concorrência a uma mesma pretensão, com vistas a superar o outro. É a rivalidade pela conquista de mercados.

Competir é: LUTAR, CONFLITAR, OPOR, RIVALIZAR

Através da Competição atingimos Resultados Excludentes.

O que é Coopetição?

Coopetir é saber utilizar a ajuda de quem faz o mesmo que você para potencializar os pontos fortes do negócio, oferecendo experiência para que o competidor faça o mesmo e, no fim das contas, contribuir para o crescimento do mercado que ambos vão explorar paralelamente.

Coopetir é: FORTALECER O PODER DE COMPRAS, COMPARTILHAR RECURSOS, COMBINAR COMPETÊNCIAS, DIVIDIR O ÔNUS DE REALIZAR P&D, PARTILHAR RISCOS E CUSTOS PARA EXPLORAR NOVAS OPORTUNIDADES

Através da Coopetição atingimos Resultados Conjuntos com nossos concorrentes.

Definido Colaboração, Cooperação, Competição e Coopetição, agora cabe a você definir suas estratégias de negócio para saber em qual momento sua empresa deve colaborar, quando deve cooperar, em quais situações irá competir e quando é melhor coopetir.

Já tinha pensado nisso? No post que fiz para o Blog do IESPE você pode ler um pouco mais sobre esse tema.

Espero ter ajudado a refletir um pouco mais sobre algumas possibilidades para desenvolver suas estratégias de negócio.

Abraço.

André Medina

2 comentários em “Colaborar, Cooperar ou Competir?

Adicione o seu

  1. Seu post foi o mais objetivo, mais claro, o que trouxe uma novidade (coopetir) e o melhor que encontrei sobre as diferenças entre os significados. Obrigado.

    Curtir

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑