“Somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito” – Aristóteles

Empreendedor, por definição, gosta do risco, da mudança, de ser e pensar diferente. Empreendedor, no geral, não gosta de rotina. Mas então por que todo empreendedor deveria ter uma “rotina” ou pelo menos desenvolver bons hábitos? Porque são os hábitos que nos levarão ao sucesso ou ao fracasso.

Quem é sua referência como empreendedor? Pesquise e observe o que essa pessoa faz todos os dias e por que isso pode estar a ajudando a ser uma pessoa de sucesso.

Entender o que é o hábito é fundamental para tornarmos hábitos ruins em bons hábitos. E são estes bons hábitos que nos levarão ao sucesso.

 

MAS ENTÃO, O QUE É O HÁBITO?

Hábito é a “maneira usual de ser, fazer, sentir; costume, regra, modo. É a maneira permanente ou frequente de comportar-se; mania”. “É a tendência ou comportamento, geralmente inconsciente, que resulta da repetição frequente de certos atos. É a modalidade motriz da memória que se manifesta na forma de atividades facilitadas pela sua repetição.”

Ou seja, hábito é aquilo que você faz sempre, sem pensar.

Provavelmente você sempre dorme do mesmo lado da cama. Quando dirige, não pensa que está apertando a embreagem, passando a marcha e acelerando. Você faz isso sem pensar. Sempre vai para o trabalho pelo mesmo caminho, na mesma hora. Como você amarra o cadarço? Difícil responder né? Isso porque amarrar o cadarço já se tornou um hábito para você. Mas o que isso tudo tem a ver com EMPREENDEDORISMO?

Pense no que você faz todos os dias. Para ajudá-lo (a), durante uma semana, anote, de meia em meia hora, tudo que você faz durante o dia. Depois observe os padrões, aquilo que você faz com frequência. Isso é sua rotina. E as atividades da sua rotina podem virar hábitos.

Bom, mas ainda não entendi. O que isso tem a ver com me tornar um empreendedor de sucesso? Então vamos lá!

HÁBITOS DE SUCESSO PARA EMPREENDEDORES

Você está satisfeito com a quantidade de clientes que possui? Quantas horas por semana você dedica para captar novos clientes? Com qual frequência mantêm contado com antigos clientes? Quantas horas por dia você fica nas redes sociais? Isto tem te trazido mais clientes? Que horas você responde seus e-mails?

Ter bons hábitos significa agir sem pensar fazendo coisas que te tragam resultados positivos.

Mesmo que você não esteja dando conta dos atuais clientes, captar clientes todos os dias deveria ser uma rotina de qualquer empreendedor. Pois seu negócio só será sustentável se tiver clientes. Mesmo quando sua capacidade já não suporta atender mais clientes, continue captando novos clientes, mas foque naqueles que te darão maior retorno. Valorize aqueles que te valorizam. Ou seja, cobre o justo pelo seu serviço ou produto e foque em atender esse tipo de cliente que entende seu valor e paga por isso. Recuse clientes que não sejam seu público alvo. Isso tem que virar um hábito! Porque se você realiza serviços para clientes que não são seu público alvo, está ocupando seu tempo em atender esse cliente e deixando de utilizar esse tempo para captar o cliente que você estipulou como seu público alvo. (Leia este post que escrevi sobre fazer escolhas.)

Navegar nas redes sociais também tem virado um hábito da maioria das pessoas. Mas por que você entra nas redes sociais? O que faz quando está nelas? O resultado desse hábito tem sido positivo? Você poderia substituir esse hábito por um que gerasse um retorno maior para seu negócio ou sua vida pessoal?

Utilizar as redes sociais para manter relacionamento com clientes antigos e atuais e para captar novos clientes tem se mostrado uma ótima estratégia de marketing que muitas vezes tem dado retornos incríveis. Mas é esse o seu caso? Quanto tempo você gastou nas redes sociais esse mês? Quantas vendas você fechou devido a essas ações em redes sociais? E se você tivesse utilizado esse tempo para visitar pessoalmente um potencial cliente, seu resultado seria melhor? E se você gastasse esse tempo ligando para antigos clientes para tentar novas vendas, qual seria seu resultado? Isso tudo é uma questão de trade off, ou seja, de escolhas. Mas e o hábito?

BONS HÁBITOS PARA EMPREENDEDORES

Quando você consegue identificar qual escolha te traz mais resultados, basta transformar essa escolha em um hábito. E como fazemos isso? Substituindo o hábito antigo (por exemplo utilizar as redes sociais) pelo novo hábito (visitar potenciais clientes). Nós temos que ter uma rotina de sucesso. Ou seja, tudo aquilo que te trará bons resultados devem ser transformados em hábitos, pois assim, você fará isso sem pensar e seu sucesso virá sem que você perceba.

“Os seres humanos são seres de costumes. O costume nos dá mais segurança por sentirmos em um terreno conhecido. Ele é a repetição de um ato que se torna regra. E é isso que significa um hábito, interiorizar uma ação de forma natural até o ponto de tornar-se uma atitude espontânea. Essa interiorização estabelece grande esforço porque implica uma mudança de comportamento.” – conceitos.com/habito

Quando repetimos ações de sucesso, essa repetição se torna regra e esta regra nos traz segurança e assim desenvolvemos um hábito de sucesso.

 

QUAL AÇÃO DE SUCESSO VOCÊ QUER TRANSFORMAR EM HÁBITO?

Para te ajudar, vamos a um passo a passo.

  • Liste 5 pessoas de sucesso para você:
  1.  .
  2. .
  3. .
  4. .
  5. .
  • O que essas pessoas fazem de comum? Quais são os hábitos dessas pessoas? (Ex.: acordam cedo, fazem exercícios físicos, se autopromovem sempre, se vestem da mesma maneira, falam bem (dica: curso de oratória), conhecem muita gente, leem muito, etc)
  1.  .
  2. .
  3. .
  4. .
  5. .
  • Escolha um dos hábitos em comum a essas pessoas de sucesso e coloque essa ação na sua rotina.
  1. Quantas horas por semana você vai realizar essa ação?
  2. Que dia e hora irá reservar na sua agenda para realizar tal ação?
  3. Qual o resultado espera atingir com essa ação? Qual sua meta? (Dica: utilize metas SMART – específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporizáveis). Ex.: caminhar segundas e quartas, das 8:00 às 9:00 para melhorar minha disposição; pesquisar, me inscrever e ir a pelo menos 1 encontro de networking por mês para fazer novos contatos, etc.

Realize sua ação por pelo menos 21 dias seguidos (segundo a maioria das fontes) e você transformará essa ação em um hábito de sucesso. Lembre-se de sempre mensurar seus resultados obtidos para garantir que esse hábito está realmente te levando mais rápido ao sucesso desejado.

COMO CRIAR NOVOS HÁBITOS?

Poderia escrever sobre isso, mas como não é meu objetivo aqui, preferi utilizar esse infográfico feito pelo Fernando Rui do Crescimento Contínuo que resumiu muito bem.

Como-criar-hábitos

Como-criar-hábitos1Como-criar-hábitos2Como-criar-hábitos3Como-criar-hábitos4

6 PASSOS PARA A MUDANÇA DE HÁBITO DAR CERTO

Como esse também não é o foco desse meu texto, apenas reescrevo os 6 passos escritos por Ricardo Franco de Lima e Suely Sales Guimarães.

1) Mude um por vez

Escolher não é simples, disse a poeta Cecília Meireles em Isto ou aquilo. (eu também escrevi sobre escolhes nesse outro texto). A chance de ter sucesso aumenta quando nos dedicamos a uma meta por vez. Do contrário, o risco de falhar diante de tantas incumbências é maior. E a vontade de desistir também.

2) Pense em soluções possíveis

Se a ideia é fazer exercícios, comece com uma caminhada, não uma prova de corrida de 5 km. Programe-se para praticá-la perto de casa, não numa academia aonde você só chega de carro ou ônibus. Não crie ciladas. Gaste energia em pensar em como fazer dar certo.

3) Estabeleça uma meta e uma recompensa

É um reforço positivo. Estabeleça uma periodicidade para a meta. Quando alcança-la crie uma nova até que aquela atitude vire um hábito. Pense numa recompensa: uma sessão de massagem ou um presente.

4) Anuncie a mudança

Ter uma rede de apoio é fundamental. Conte para a família e para os amigos mais próximos o que você decidiu mudar. Participar de uma comunidade cujas pessoas vivenciam a mesma situação ajuda. É importante ter alguém para dividir as angústias e as conquistas.

5) Registre os progressos

Pode ser uma planilha, um papel na porta da geladeira e até uma dezena de post-its na porta do armário do quarto. Anotar os progressos e vê-los diariamente vai motivar.

6) Não desista quando os obstáculos aparecerem

Mudar de hábito é desafiador. Se uma vez não deu certo, não desanime. Pense numa estratégia para evitar que se repita.

DICAS DE BONS HÁBITOS

habitos-a-transformar2

POR QUE ESCREVI ESSE TEXTO?

Resolvi escrever esse texto para tentar resumir e adaptar para os empreendedores os ensinamentos do livro “O Poder do Hábito”, de Chales Duhigg – Editora Objetiva. Mas a mudança de hábito serve para qualquer pessoa.

Motivação é o que nos faz começar. Hábito é o que nos faz continuar.

Espero tê-los motivado. Agora, para criar o seu hábito, só depende de você. Que tal começar com esse? ADIE MENOS, REALIZE MAIS.

Um grande abraço!

André Medina