Séries para empreendedores: Suits, Shark Tank, O Negócio, Silicon Valley, Meu Start, Undercover Boss, House of Cards, Breaking Bad, O Sócio, Gigantes da Indústria, Mad Men, Aprendiz, Bloomberg Game Changers

Está buscando séries para empreendedores? Quais séries para empreendedores os especialistas indicam? O que você pode aprender com cada uma destas séries para empreendedores?

Recentemente escrevi um artigo para o Blog do IESPE onde cito uma lista de séries, filmes e livros para empreendedores e gestores. Esta lista foi baseada em diversas listas de indicações de outros sites, revistas e especialistas que deram suas opiniões e indicaram alguns livros, filmes e séries que não podemos deixar de ver para aprendermos um pouco mais sobre os caminhos do empreendedorismo. Estes filmes, séries e livros, nos mostrarão o caminho percorrido por alguns empreendedores, o que eles fizeram que podemos nos inspirar e o que fizeram que não devemos fazer igual. Além disso, também nos motivarão a continuar a caminhada do empreendedorismo com mais vontade e força para seguir em frente.

Gostaria da opinião de vocês para me ajudarem a classificar estas séries. Quais destas séries você indicaria para empreendedores? Quais notas dariam para estas séries, avaliando o critério de ser interessante ou não para um empreendedor? Qual acha que não agrega em nada a vida de um empreendedor? Conto com a ajuda de vocês nas respostas deste artigo. Pode ser? Confesso que ainda não vi todas as indicações abaixo e, por isso, conto com sua ajuda para melhorar minhas avaliações.

O post completo, com um resumo de cada item da lista abaixo e com todos os filmes e livros que todo empreendedor deveria ver e ler, você pode conferir direto no Blog do IESPE.

SÉRIES PARA EMPREENDEDORES

Abaixo resumo sucintamente o que você, empreendedor, encontrará de lição em cada série. Este resumo se baseia na minha opinião (por já ter visto ou lido sobre) e a opinião dos leitores que me ajudam comentando este artigo. Dê sua contribuição também com seus comentários neste artigo.

1. Suits

suits
Suits

Para quem quer aprender a arte da negociação. Entenda o que seu cliente quer, busque soluções comuns e fora da caixa para conseguir atender a esta necessidade do cliente.

2. Shark Tank

shark_tank_judges_a_l
Shark Tank

Indico por ser real e mostrar o quão difícil (e espetacular) é um pitch. (No meu workshop “Pitch para startups” mostro como realizar um pitch e o que um investidor espera de um pitch.)

3. O Negócio

O-Negocio
O Negócio

Mostra como o mercado muda e por que você deve se atualizar sempre para se diferenciar dos seus concorrentes e manter seu negócio sempre vivo.

4. Silicon Valley

siliconvalley
Silicon Valley

A comédia da vida real de uma startup. Porque é melhor rir dos nossos problemas do que chorar.

5. Meu Start

meu start
Meu Start

Porque ouvir outros empreendedores é sempre um exercício de motivação.

6. Undercover Boss

undercover-boss-s1-2560x1450_1280x725_498432067718
Undercover Boss

Para conhecer a realidade da sua empresa sinta na pele o que seus funcionários sentem.

7. House of Cards

houseofcards
House of Cards

Entenda como funciona o poder e tenha discernimento para utilizar estas técnicas de forma justa, honesta e legal para desenvolver o seu negócio.

8. Breaking Bad

breaking-bad17
Breaking Bad

Não basta ter o melhor produto se não souber vendê-lo. Não basta ser o melhor cientista se não souber cuidar de negócios. Por isso procure sempre sócios e funcionários que complementem suas habilidades.

9. O Sócio

o sócio
O Sócio

O objetivo desta série é ajudar empreendedores a aumentarem seus lucros e crescerem sustentavelmente. Este também é meu propósito. Entre em contato e saiba como posso te ajudar.

10. Gigantes da Indústria

gigantes da industria
Gigantes da Indústria

Mais uma série para nos motivarmos com “Os caras” da indústria.

11. Mad Men

mad-men-header
Mad Men

Retrata o universo e as mudanças na publicidade na década de 60.

12. Aprendiz

aprendiz
Aprendiz

Reality show que mostra a contratação de um funcionário através da eliminação dos outros (um a um) e a valorização pelo mérito.

13. Bloomberg Game Changers

bloomberg
Bloomberg Game Changers

Se inspirar com quem já chegou lá nunca é de mais.

_________

E ai, curtiu as dicas?

Espero ter conseguido repassar, o mais resumido possível, o principal aprendizado de cada série. Se tiver outras sugestões, é só me enviar! Compartilhe o seu aprendizado com outros empreendedores também e vamos fortalecer o empreendedorismo no Brasil.

Abraço!

André Medina