Nada melhor do que começar este blog falando sobre propósito.

 

Há dois dias importantes na sua vida. O dia em que nasceu e o dia em que descobriu por quê.” – Mark Twain

 

Propósito é aquilo que se busca alcançar, é um objetivo, uma finalidade. É aquilo que se tem intenção de realizar, um intuito. Aquilo que se busca atingir. O que se quer fazer. Propósito é o fim para que exista um sentido. Missão, é O QUE nós fazemos. Propósito, é o POR QUE nós fazemos.

Qual é o sentido de viver para trabalhar? Qual o propósito de dedicar pelo menos um terço – geralmente muito mais – da sua vida a atividades cujo sentido desconheça? Você é feliz com o que faz?

O propósito de uma pessoa deve representar a razão de existir desta pessoa. O desafio está em compreender o que gera significado à sua vida. Um propósito deve ser motivacional e deixar claro “por que fazemos o que fazemos”. Enquanto você pode atingir estratégias ou objetivos, um propósito nunca pode ser considerado finalizado. A busca pelo propósito seguirá como uma estrela-guia no horizonte, sempre inspirando e estimulando a mudança e o progresso da pessoa em busca de perseguir sua razão de existir. Bons propósitos dão coerência às atividades de uma pessoa e sentido à sua existência.

Descobrir / ter / cultivar um propósito é buscar entender qual sua missão no mundo, qual contribuição você pretende deixar para o planeta, para sua família, para seus colegas, para seus vizinhos.

 

Propósito

 

O entendimento claro de POR QUE eu faço o que eu faço – e o quanto isso tem um impacto positivo na vida de outras pessoas – motiva, inspira, une, dá sentido e é o catalisador do esforço extra, do trabalho em equipe, da criatividade, da vontade de fazer o seu melhor. Entretanto, chegar nesses resultados depende da principal regra de um bom propósito: FAZER, e não apenas FALAR.

Ter um propósito claro na vida é saber onde se quer chegar – e, sobretudo, dispor da energia necessária para enfrentar a trajetória, que certamente não será fácil.

 

EMPREENDER é algo que requer visão, disciplina e determinação. Mas, existe um certo ingrediente que tem o potencial de mudar o perfil de muitos empreendimentos: o propósito.

Empreender com um propósito faz com que a criação e a execução de um plano de negócios seja algo mais instigante e os resultados, melhores.

Se você tem uma grande ideia e pensa em empreender, não deixe de conciliar seu plano de negócios com seus sonhos, e deixe sua visão de um mundo melhor provocar muitas das mudanças.

O propósito do empreendedorismo é muito claro e diz respeito aos fortes de espírito, dispostos a transformar simples sonhos em realidade com base em valores e princípios bem definidos.

O momento da decisão de criar o negócio é importante, mas quando o empreendedor encontra seu verdadeiro propósito para empreender, sua relação com sua criação se torna ainda mais forte, consistente e, principalmente, resiliente.

Ter um propósito faz toda a diferença. E quanto antes você descobrir o seu, melhor.

Se ainda não descobriu, o professor Marcelo Pimenta cita “Quatro passos para ajudar a descobrir seu propósito“, Fred Moraes, do Simplificando Negócios, cria um template para te ajudar a construir um “Propósito Profissional” e o Movimento Empreenda criou a Ferramenta “Propósito Pessoal para Empreendedor“. Acredito que estas ferramentas poderão te ajudar a encontrar o seu verdadeiro propósito.

Meu propósito: “Mudar o mundo através do empreendedorismo.” Criar e ajudar as pessoas a criarem e gerirem negócios. Aprender, praticar e ensinar empreendedorismo. Seguindo meu propósito, pretendo ajudar as pessoas a seguirem o delas.

Simon Sinek, afirma em seu TED que, em geral, todos sabem o que fazem, alguns sabem como fazem, porém, raríssimos são aqueles que sabem o porquê fazem aquilo que fazem. Assistam a este TED para entender que “as pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz”. Isso é propósito!

 

E ai, gostou do post? Então compartilhe com a gente o seu propósito nos comentários.

 

E lembre-se: Trabalhe com aquilo que você ama, porque não se pode esperar cinco dias para aproveitar apenas dois no fim de semana.

 

____________

Fontes utilizadas neste post:

canaisduplo.com.br/por-que-sua-marca-existe

descola.org/drops/aprenda-com-os-grandes-do-empreendedorismo-tenha-um-proposito

endeavor.org.br/proposito