Propósito: o que é e por que você deveria ter um

 

Nada melhor do que começar este blog falando sobre propósito.

 

Há dois dias importantes na sua vida. O dia em que nasceu e o dia em que descobriu por quê.” – Mark Twain

 

Propósito é aquilo que se busca alcançar, é um objetivo, uma finalidade. É aquilo que se tem intenção de realizar, um intuito. Aquilo que se busca atingir. O que se quer fazer. Propósito é o fim para que exista um sentido. Missão, é O QUE nós fazemos. Propósito, é o POR QUE nós fazemos.

Qual é o sentido de viver para trabalhar? Qual o propósito de dedicar pelo menos um terço – geralmente muito mais – da sua vida a atividades cujo sentido desconheça? Você é feliz com o que faz?

O propósito de uma pessoa deve representar a razão de existir desta pessoa. O desafio está em compreender o que gera significado à sua vida. Um propósito deve ser motivacional e deixar claro “por que fazemos o que fazemos”. Enquanto você pode atingir estratégias ou objetivos, um propósito nunca pode ser considerado finalizado. A busca pelo propósito seguirá como uma estrela-guia no horizonte, sempre inspirando e estimulando a mudança e o progresso da pessoa em busca de perseguir sua razão de existir. Bons propósitos dão coerência às atividades de uma pessoa e sentido à sua existência.

Descobrir / ter / cultivar um propósito é buscar entender qual sua missão no mundo, qual contribuição você pretende deixar para o planeta, para sua família, para seus colegas, para seus vizinhos.

 

Propósito

 

O entendimento claro de POR QUE eu faço o que eu faço – e o quanto isso tem um impacto positivo na vida de outras pessoas – motiva, inspira, une, dá sentido e é o catalisador do esforço extra, do trabalho em equipe, da criatividade, da vontade de fazer o seu melhor. Entretanto, chegar nesses resultados depende da principal regra de um bom propósito: FAZER, e não apenas FALAR.

Ter um propósito claro na vida é saber onde se quer chegar – e, sobretudo, dispor da energia necessária para enfrentar a trajetória, que certamente não será fácil.

 

EMPREENDER é algo que requer visão, disciplina e determinação. Mas, existe um certo ingrediente que tem o potencial de mudar o perfil de muitos empreendimentos: o propósito.

Empreender com um propósito faz com que a criação e a execução de um plano de negócios seja algo mais instigante e os resultados, melhores.

Se você tem uma grande ideia e pensa em empreender, não deixe de conciliar seu plano de negócios com seus sonhos, e deixe sua visão de um mundo melhor provocar muitas das mudanças.

O propósito do empreendedorismo é muito claro e diz respeito aos fortes de espírito, dispostos a transformar simples sonhos em realidade com base em valores e princípios bem definidos.

O momento da decisão de criar o negócio é importante, mas quando o empreendedor encontra seu verdadeiro propósito para empreender, sua relação com sua criação se torna ainda mais forte, consistente e, principalmente, resiliente.

Ter um propósito faz toda a diferença. E quanto antes você descobrir o seu, melhor.

Se ainda não descobriu, o professor Marcelo Pimenta cita “Quatro passos para ajudar a descobrir seu propósito“, Fred Moraes, do Simplificando Negócios, cria um template para te ajudar a construir um “Propósito Profissional” e o Movimento Empreenda criou a Ferramenta “Propósito Pessoal para Empreendedor“. Acredito que estas ferramentas poderão te ajudar a encontrar o seu verdadeiro propósito.

Meu propósito: “Mudar o mundo através do empreendedorismo.” Criar e ajudar as pessoas a criarem e gerirem negócios. Aprender, praticar e ensinar empreendedorismo. Seguindo meu propósito, pretendo ajudar as pessoas a seguirem o delas.

Simon Sinek, afirma em seu TED que, em geral, todos sabem o que fazem, alguns sabem como fazem, porém, raríssimos são aqueles que sabem o porquê fazem aquilo que fazem. Assistam a este TED para entender que “as pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz”. Isso é propósito!

 

E ai, gostou do post? Então compartilhe com a gente o seu propósito nos comentários.

 

E lembre-se: Trabalhe com aquilo que você ama, porque não se pode esperar cinco dias para aproveitar apenas dois no fim de semana.

 

____________

Fontes utilizadas neste post:

canaisduplo.com.br/por-que-sua-marca-existe

descola.org/drops/aprenda-com-os-grandes-do-empreendedorismo-tenha-um-proposito

endeavor.org.br/proposito

10 comentários em “Propósito: o que é e por que você deveria ter um

Adicione o seu

  1. Muito bom o texto. Bem escrito, fácil de ler e com conteúdo muito rico e informativo.
    O Dalai Lama disse: “encontre um trabalho que ame e jamais terá que trabalhar outra vez”.
    Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  2. No “empresas feitas para vencer”, Jim Collins através de ampla pesquisa conclui que um dos fatores que diferenciam tais empresas é o fato de se concentrarem não só no que fazer, mas tambem no que não fazer. Afinal as tarefas, as vezes inportantes, muitas vezez urgentes, disputam nosso recurso mais crítico que somos nós mesmos. E só há um jeito de fazer a seleção, sabendo o porquê! Collins cita ainda um estilo de liderança comum entre tais empresas. Líderes humildes e com uma força de vontade e foco absurdos. Não é que não sejam ambiciosos, mas tais líderes canalizam toda energia do ego para construção de empreendimentos (sejam companhias ou não, um dos exemplos de líder citado é o ex presidente dos EUA Abraham Lincoln). Certamente encontraram o “propósito” de suas vidas!
    Parabéns pela iniciativa!

    Curtido por 1 pessoa

  3. O texto está excelente. Claro e objetivo. Além de muito didático. No contexto histórico e político que estamos vivendo mister se faz o empreendorismo como saída para o desenvolvimento do processo econômico.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Excelente texto André! Realmente é a descoberta do nosso propósito que nos move verdadeiramente em direção dos nossos sonhos, com firmeza, consistência e persistência. Quando seguimos pela vida sem essa conexão com nossa missão e propósito, somos como um barco, sem vela e sem leme, sendo levados para onde os ventos soprarem e as ondas nos conduzirem. Abraços e muita prosperidade em sua missão!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Olá Medina, parabéns pelo artigo! Espero que seja o primeiro de muitos desta categoria.

    Escrevi um artigo no Blog Industrial sobre cultura organizacional com o foco na importância que é ter uma causa bem definida para inspirar sua equipe. Acredito que a causa do negócio deve estar muito alinhada com o propósito do empreendedor.

    Quando puder, confira o artigo no link http://www.nomus.com.br/blog-industrial/2015/09/defina-a-cultura-organizacional-e-eleve-sua-industria-para-outro-patamar/ e veja lá que a causa da Nomus é democratizar a gestão nas indústrias. Ou seja, meu propósito é tornar a engenharia de produção e a gestão acessível à empresas de todos os portes.

    Vamos em frente!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: